Curso Superior em Administração

banner curso superior admin

 

Administração de Empresas

O curso de Administração da Unoeste tem o objetivo de formar profissionais líderes e empreendedores para atuarem no gerenciamento das organizações através do planejamento, da organização, da coordenação e do controle de resultados. O administrador trabalha nos diversos setores e departamentos e tem a função de otimizar os recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Durante o curso o aluno terá disciplinas básicas com conteúdos de Matemática, Direito, Sociologia, Filosofia, Informática, Contabilidade, Psicologia, Economia, entre outros. A Universidade conta também com a Facic Junior, local onde os acadêmicos desenvolvem funções como administradores. Sob o acompanhamento dos professores, as experiências vivenciadas permitem um aprendizado prático e diferenciado.

OBJETIVO

Formar bacharéis em administração com uma forte base de Ciências Sociais Aplicadas, capacitados a intervirem no processo político-sócio-econômico, seja atuando à frente de organizações com ou sem fins lucrativos, em níveis decisórios – estratégico ou operacional -, os profissionais formados na área possuem capacitação mínima para atuarem, também como empreendedores, “construtores organizacionais”, professores e pesquisadores em negócios e assuntos da administração.

VOCÊ SABIA?

Que a cada ano que passa, aumenta o nível de escolaridade dos profissionais que trabalham em micro e pequenas empresas? Segundo os dados, entre os anos 2002 e 2006, houve um crescimento significativo nas contratações de profissionais com Ensino Médio e Superior Completo. Foi constatada ainda uma redução no analfabetismo entre esses trabalhadores.

Estes resultados podem ser encontrados no Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2008, encomendado pelo Sebrae ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). (Fonte: www.administradores.com.br/noticias, 2008).

PERFIL PROFISSIONAL

Um profissional profundamente consciente e envolvido com as questões sociais de seu tempo – ou seja, comprometido eticamente com o desenvolvimento sustentado da sociedade, capaz de pensar e agir na transformação organizacional, empreendendo mudanças que permitam às organizações manterem-se continuamente atendendo a sua razão social de existir com níveis satisfatórios de desempenho.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Conforme artigo 3° do Decreto que regulamenta a profissão (61.934/67):

 

“Art. 3º. A atividade profissional do Administrador, como profissão, liberal ou não, compreende:

 

a)Elaboração dos pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;

 

b)Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;”

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Administração Financeira;

Administração de Material e Logística

Administração Mercadológica / Marketing;

Administração da Produção;

Administração de Recursos Humanos

Organização e Métodos

Campos Conexos.

FAIXA SALARIAL

A faixa salarial do administrador depende da experiência, das atividades e dos serviços prestados pelo profissional. Segundo dados da pesquisa nacional efetuada pelo Conselho Federal de Administração, a renda individual com maior incidência de respostas foi observada na faixa entre 5,1 e 10,0 salários mínimos. A faixa média apurada foi de 11,51 salários. (Fonte: Conselho Federal de Administração, 2006).